segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CONVERSA COM UMA LEITORA


       Caros Amigos-Qual foi sua primeira experiencia direta com o racismo?
       Thays Evelyn-Olha,ser negro,nascer nero,é estar sistematicamente ao longo de toda a vida sofrendo processos de discriminação .[...]Na escola se dá a primeira situação franca,concreta:"Negrinha","Pelé","Cabelo de Bombril".

       Caros Amigos-Dentro do mesmo estrato social em que vocês viviam,ou seja,no meio operário,havia racismo por parte das famílias brancas?
       Thays Evelyn-Como a pobreza equaliza certas condições,existe um grau de solidariedade e fraternidade superior ao das classes mais privilegiadas.Porem quando ha uma situação de conflito,é a cor o elemento utilizado para agredir,para distinguir.Por exemplo,você tem seus vizinhos,vocês almoçam juntos nos fins de semana,mas,assim que aparece uma situação de conflito,surgem as afirmações:"Só podia ser negro mesmo".[...]
       Caros Amigos-Você sentia isso em seu bairro?
      Thays Evelyn-Havia mais do que isso.Havia um tipo de atitude.O branco pobre,apesar de sua pobreza,tem um sentimento de superioridade frente ao negro .È algo mais ou menos assim:"Poderia ser muito pior,alem de pobre eu poderia ser preto...".Há esse sentimento de superioridade,em qualquer classe social.
        Caros Amigos-Sua família discutia a questão racial?
        Thays Evelyn-Não era exatamente discutida.Meus pais tinham um ideário:"Você não pode deixar se humilhar porque é negro"[...]



EQUALIZAR:uniformizar,igualar

Agradeço desde de já a todos os leitores que não aceitam o racismo.....
By: Escritora Thays 

Nenhum comentário:

Postar um comentário